quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Por que o bocejo contagioso


O bocejo é um processo natural que todos os milhares de experiência de vezes em nossas vidas. Embora não há qualquer necessidade de uma definição do bocejo, em seus termos mais simples, pode ser definida como a grande abertura da boca devido à falta de oxigênio, cansaço ou tédio. A grande quantidade de ar é inalado involuntariamente quando uma pessoa boceja e um bocejo dura em média 5-6 segundos. O bocejo é uma ação involuntária e é adquirida pelo homem desde o nascimento. Acredita-se também que um bebê começa a bocejar enquanto ainda no ventre. Além de seres humanos, animais como a onça, macaco, gaivota, hipopótamo, papagaio, etc, também bocejam.

Um deve ter ouvido muitas vezes que o bocejo é contagioso. É assim? Observa-se que os bebés e crianças (menores de 4 anos de idade) não respondem a bocejar se alguém boceja em torno deles. Por outro lado, bocejos é muito contagiosa em adultos. Adultos tendem a bocejar quando vêem outros bocejando, quando lêem sobre bocejar em um livro, ou mesmo quando eles ouvem um bocejo ao telefone. Isso é verdade mesmo em casos de pessoas surdas e cegas. Curiosamente é também visto que as pessoas autistas e esquizofrênicos não são contagiosas para o bocejo. Curiosamente, o bocejo é contagioso também no caso dos animais. Mas não é observado ou provado se o bocejo é contagioso para seres humanos formam animais e vice-versa. O que faz com que um bocejo? Por que o bocejo é contagioso? Vamos dar uma olhada no detalhe.

É o bocejo contagioso?

Deve ter havido várias ocasiões, quando você deve ter observado que quando uma única pessoa em um grupo bocejos, os outros chegar de repente uma vontade irresistível de bocejar. As pessoas podem tentar sufocar o bocejo, mas o impulso que os faz bocejar é inconsciente. Existem algumas teorias que ajudam na compreensão de por que o bocejo contagioso. Como mencionado acima, verificou-se que as pessoas bocejar por causa da falta de oxigénio. Portanto, quando em uma multidão, muitas pessoas bocejar para inalar mais oxigénio. Esta é considerada como uma das razões mais comuns que as pessoas bocejam quando em grupos maiores. No entanto, é mais difícil provar que esta é a razão para o bocejo ser contagiante.

Alguns pesquisadores também acreditam que o bocejo em um grupo remonta aos tempos antigos, quando os homens da idade da pedra usados ​​para bocejar juntos, a fim de intimidar os outros, mostrando os dentes. Por outro lado, alguns pesquisadores também acreditam que o bocejo é um sinal de cansaço e ao tédio, as pessoas nos tempos antigos que bocejar quando em um grupo para sinalizar um ao outro que era hora de se aposentar ou dormir. Nos tempos antigos, as pessoas que bocejou foram considerados menos energético e, portanto, foram protegidos e abrigados por outros. Eles nem sequer foram autorizados a entrar em perigo.

Alguns cientistas acreditam que bocejos baseia-se na reacção de certos processos em nosso cérebro. Eles descobriram que existe uma pequena parte do cérebro que controla toda a expressão facial dos seres humanos. Portanto, acredita-se que quando uma pessoa vê outra pessoa bocejos, esta parte torna-se activo e responde na forma semelhante. Todo esse processo no inconsciente. Por outro lado, estranhamente, o bocejo contagioso está também considerado como uma forma de mostrar empatia ou pertencimento. Nenhuma dessas teorias são provadas ainda.

A resposta para a pergunta: "é o bocejo contagioso? ' é definitivamente sim. No entanto, embora tenha havido diversas pesquisas e estudos realizados para provar isso, não houve qualquer razão satisfatória descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário